quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Peças de um quebra cabeça....

 Ela estava sentada no chão, na direção da janela. 
Amava a luz do sol, e por isso compartilhava os momentos mais importantes com ela, o máximo que podia. 
 A luz inundava tudo com aquele brilho de esperança que as manhãs tem e dava ânimo! Mesmo diante daquele chão com alguns pedaços de um quebra cabeça montados, e outras tantas peças soltas. Eram muitas. Todos os dias ela sentava em algum lugar no chão, e tentava montar mais um pouco.
 Geralmente eram momentos tranquilos, tentando encaixar as peças que via, ou admirando com gratidão os pequenos pedaços montados. 
  Quando recebia peças novas, ficava profundamente animada. As vezes elas davam sentido há peças que estavam lá há anos. As vezes eram vislumbres de algo inédito, que nem imaginava fazer parte do quebra-cabeça.
  Mas não lembrava mais quanto tempo fazia que não recebia peças novas. E ultimamente, estava sempre tentando encaixar o que já estava lá. Tinha a impressão que tinha muitas, e que se estavam soltas ainda, provavelmente era só questão de olhar mais um pouco e encontrar seu lugar.
  O movimento das nuvens fazia a luz se alternar sobre as peças. Isso fez com que ela visse uma das últimas que recebeu.
 Ela estava próxima, e instantaneamente a pegou para observar melhor seus detalhes.
 Não conseguiu conter um sorriso enquanto olhava pra ela.
 Uma profunda gratidão, parecia acompanhar aquela peça particularmente, desde a primeira vez que a viu.
 E assim começou a pensar em como era antes de recebê-la. 
 Percebeu nitidamente que estava diante de um divisor de águas. Algumas peças eram assim, tão únicas e transformadoras, que era possível distinguir exatamente como eram as coisas antes e depois dela.
 Antes estava sempre ocupada com as peças que já possuía. Tentando encaixá-las, colocar em lugares diferentes, pra ver se davam mais certo. Sempre se movimentando, mas sempre esperando. Porque no fundo, sabia que estava faltando muitas. Enquanto esperava, se mantinha ocupada, o máximo que podia. Gravando os detalhes das peças soltas, mudando a perspectiva, fazendo qualquer coisa pra passar o tempo, numa mistura de ansiedade e as vezes animação que a deixavam sempre inquieta, e as vezes exausta.
 Na verdade percebeu que até ali, ela que dizia odiar esperar, estava cada dia mais plena desse estado e ansiosa por livrar-se dele. Preenchendo as horas com o que podia, tentando não pensar nas peças que faltavam, enquanto orava silenciosamente, no fundo de seu coração, todas as noites: "me ajude a encontrar as peças que faltam, e reconhece-las ao encontra-las. Amém".
 A verdade é que não esperava encontrar peças realmente novas. Tinha certeza que apareceriam complementos, quando aparecessem. Pedaços com cores que já conhecia.
Mas aquela peça? Ela era realmente nova. Completamente diferente. Ao mesmo tempo que trazia cores novas, parecia tão familiar! Ela deu uma nova perspectiva pro quadro todo. Era incrível e ao mesmo tempo, um pouco assustadora. Cada hora parecia se encaixar em algum lugar, com várias peças diferentes, mas ao mesmo tempo, ainda não tinha encaixado em nenhum espaço montado realmente.
  Desde que recebeu aquela peça, percebeu que se sentia mais em paz, e ao mesmo tempo mais corajosa. Mais livre pra tentar, e com uma nova força pra isso também.
  Era isso! Não era uma solução pronta. Solução a gente vai atrás, encontra, e se encontra também, no caminho.
  Era uma possibilidade. Que trazia um misto de alegria, paz, coragem, força, liberdade!
 O quebra cabeça continuava lá. Quantas peças faltam? Ela não sabe. Também não sabe a imagem final que vai se formar.
É uma loucura e uma aventura viver montando algo assim. Mas é o que ela faz, todos os dias.
E olhando aquela peça ,percebeu que embora a imagem não tenha mudado tanto assim, ela estava diferente.
 Antes ela era espera.  
 Hoje é esperança.


2 comentários:

  1. Quanto arraso. Prazer imenso me achar em tão lindas palavras, parabéns pelo talento que inspira vidas.Com certeza acabei de achar uma peça kkk bjas

    ResponderExcluir
  2. UHULL que bom !!! achar peças é um processo e tanto! Aproveite :)

    ResponderExcluir