domingo, 23 de agosto de 2015

Injustiça. #nãomerepresenta


 Eu sempre evitei ao máximo discutir ou mesmo citar fatos e opiniões que dizem respeito à fé, religião, e afins.
  Sobre Deus não evito. Acredito que não preciso ficar falando Dele o tempo todo, para que você que lê perceba que Ele está aqui.
  (Aliás, sou dessas que acredita que quem precisa ficar falando que é, na verdade não é).
  Mas enfim, tudo isso apenas pra dizer que dessa vez não deu pra evitar.
 Diria que estou arrasada. Indignada. Revoltada. Isso por mil motivos. Injustiça é um deles.
  Em algumas culturas, a honra e a vergonha, falam mais alto. Mas aqui, é a justiça e a falta dela que nos esmaga.
  E convivemos com ela de tantas formas, tantas vezes por dia, que acabamos perdendo completamente a esperança em alguns segmentos da sociedade.
   Eu, pelo menos , não tenho esperança, no governo por exemplo, e no que depende dele, por motivos óbvios.
  Mas aí, injustiças tremendamente absurdas, acontecem no único lugar onde deveria existir esperança. No único lugar onde a verdade, e a direção de Deus deveriam prevalecer.
  Sei que historicamente os fatos me mostrariam que diversas vezes, o que prevaleceu foram interesses humanos, disputas de poder, egoísmo e manipulação.
  Mas a gente nunca espera que vá viver num tempo desses novamente.
  Principalmente quando as coisas parecem estar caminhando bem. Ainda que muito devagar, mas bem.
  Do nada, escolhas fazem com que nossa esperança desmorone. Porque escolhas que definem, todos os dias, quem somos e pra onde estamos indo.
  Pra mim, a instituição só faz sentido enquanto existe para ser corpo de Cristo, parte do Reino, habitação de Deus, quando caminha segundo o coração de Deus, e sua direção. Porque um corpo que não segue a cabeça, é um monstro. E eu não gosto de monstros. Nunca gostei.
   Então, to com essa sensação amarga na boca do estomago.
 Porque a escolha é muito clara, e muito absurda, e dolorida.
  Ao mesmo tempo, temos o exemplo de Jesus, o cabeça, o modelo, o Mestre, o senhor da dita cuja : que "amando-os,(nós) amou até o fim";
que serviu, e se esvaziou, e morreu, a morte mais horrenda e vergonhosa, injusta que poderia existir.
   E essa obediência e entrega estabeleceu seu Reino. Reino de Justiça, paz e alegria.
 É a esse Reino que eu pertenço. E diante de injustiças, meu coração é incapaz de guardar resquícios de paz e de alegria.
  Dói saber que pessoas foram desprezadas, traídas, rejeitadas sem motivo. Mas dói mais saber que muitas outras sofrerão, porque é uma escolha que diz muito mais sobre o futuro do que sobre o presente:
  Ela me diz que alguém que ouve Deus e obedece, não é suficiente. Logo, a vontade de Deus e sua direção também não o são.
  Ela me diz que servir, amar, caminhar com pessoas não é suficiente. Logo, seguir a Jesus conforme o exemplo bíblico também não é suficiente.
 Ela me diz que obedecer a Deus, abrir mão de tantas coisas, ir pra um lugar desconhecido, pode não valer a pena, quando é exatamente isso que Jesus nos manda fazer.
 Ela me diz que ser autêntico, também não é legal. Pode chocar e incomodar demais quem insiste em viver em religiosidade.
 Ela me diz que ser instrumento de Deus, num local onde as pessoas não conhecem Deus, pode ser muito arriscado, caso elas ainda queiram permanecer como estão. 
  Sendo que isso faria todo sentido, em outro lugar. Não aqui. Não ali.
  Ela me diz que um suposto conhecimento doutrinário, é mais importante, do que vidas. Do que transformação, do que ser um discípulo aprendiz de Jesus, que é oque somos chamados para ser. Todos, até os mestres.
 E a suposta regra de fé e prática desse local, não confirma nenhuma dessas opções. Pelo contrario. E é a minha regra de fé e prática.
  Então, dói. É muita incoerência. É uma escolha estúpida demais. É uma escolha que privilegia aspectos tão irrelevantes quando a fonte que eu uso pra digitar o que estou escrevendo.
  Então hoje, eu queria deixar registrada minha indignação. Minha tristeza profunda, com relação a um povo/local que perdeu a identidade, o foco, o propósito, por motivos tão banais.
  Não dá pra se sentir bem, e feliz em um local onde rejeitam Aquele que meu coração ama e escolheu seguir.
  Permaneço enquanto for essa a direção do meu Amado e Mestre. Porque é isso que acredito ser fundamental na vida: ouvir e obedecer a Ele.
  E sair agora, sem direção me faria igual a esses seres estúpidos que acreditam que sua vontade pode, em algum universo ser melhor do que a de Deus.
   Não é a primeira vez na história, infelizmente não será a ultima. Mas posso dizer com todas as letras: ISSO não me representa.


   

Um comentário:

  1. Perfeito Gabis, a injustiça por si só já é horrível, pessoas medíocres e mesquinhas não precisam de muita coisa para cometer injustiças.

    ResponderExcluir