sexta-feira, 16 de junho de 2017

Então né #2

Faz tempo que penso em retomar essa ideia do " Então né #1 - relembre aqui. Já pensei em diversos assuntos que tem tudo a ver com essa “ cara”, mas nesse mês de dia dos Namorados, não deu pra me segurar: vou falar de status de relacionamento porque sim. No caso, o meu, porque o blog é meu ;)
Estou solteira.
E aparentemente esse é um assunto que preocupa algumas pessoas, mesmo sendo algo que diz respeito a mim apenas. Sempre tem aquele parente/amigo/colega que insiste em “ achar alguém pra você”, mesmo que você deixe muito claro que não está procurando. Geralmente os parâmetros dessas pessoas são: a pessoa respira? Tá ótimo!"Dá uma chance pra ele Gabi, vc é muito exigente!" Senhiôr dos Anéis...a gente tem que largar a educação um pouco, responder brava, se fazer de jacu pra deixar claro pro Universo que não, você não tá na vibe da procura.
Mas só eu passo por isso, óbvio. Tem também aquele momento que perguntam, e ao ouvir a palavra “ solteira” fazem aquela cara sem graça e já começam a me consolar kkkkkk. Ou então as piadinhas :não importa o grau de intimidade que a pessoa tem comigo, ao ouvir a palavra “ solteira” ela faz a palhaça e começa a me zuar. Se eu rio muito, a criatura se sente respaldada pra continuar. Se brigo, sou mal amada, e preciso URGENTE de um par. Nessas horas, relembro que a criatividade humana e a falta de noção desconhecem limites.
Daí eu fico observando como isso funciona com os caras que conheço. Nem preciso comentar que a pressão sobre eles sequer existe. Ninguém pergunta, cobra, faz piadinhas. Aparentemente é normal um cara estar solteiro, independente da idade. Se ele é solteiro pressupõe-se que ele não está sozinho também, tudo bem existirem contatinhos, friends with benefits, e coisa e tal. De boa eles pegarem geral porque não querem compromisso. Agora as minas que eles pegam  que é  o problema. Geralmente a gente ouve essa conversinha fiada mesmo de outras mulheres: hoje em dia é tão difícil pra eles encontrarem uma mulher que preste né? Só tem biscate. 1 minuto de silêncio pra essa vida tão dura que não dá opções pra eles. Poor guys…( vou parar, pq se não vo levar esse post pra outro lado. ) Troque tudo que eu escrevi acima por uma mulher solteira, e perceba a diferença absurda que existe no preconceito e julgamento das mesmas situações.

Seguimos: Dentre os preocupados, também tem os que querem causar discórdia baseados numa competição invisível:  “ Noss, você tá perdendo pra sicrana…” e completa a frase com algum dado estúpido que pode ser desde a idade até alguma característica física. Gente...gente, gente...como assim? Oremos.
Daí eu to lá, nas redes sociais esses dias próximos ao dia 12 e o que vemos: fotos de casais perfeitos pra todo lado, protagonizadas por aquele casal que um dos dois tava no tinder ontem, e curtiu tua amiga que veio confirmar se a pessoa não era compromissada. Ou aquele que briga de se bater no meio da rua, e claro, aquele casal que tirou mil fotos de pétalas de flor no chão...mas que durante o ano o cara trata a mulher como a flor mesmo, aquela ali que tá no chão. Todos dizendo nas legendas o quanto se amam eternamente e o quanto estão lindos e plenos juntos. Ou pior, o quanto “ o amor que sentem um pelo outro é maior e melhor do que o de outros casais…” what?
É uma bizarrice sem fim. Fico pensando se a galera que tá muito preocupada com meu estado civil mora nesse planeta e vê essas coisas também. E se considera que ISSO é ter um relacionamento,e é melhor do que não ter. Aliás parênteses aqui sobre esse verbo: Ter. TER me dá uma ideia de posse...e a gente possui coisas..não pessoas.  Mas todo mundo usa, eu que gosto de causar. Pensando no verbo prefiro ESTAR em um relacionamento. Ser uma namorada, não ter um namorado. Isso traz a responsabilidade pra mim. Se eu quero estar em determinada situação, cabe a mim  ser não é mesmo? Tão simples. Mas ok, fecha parênteses porque eu não tenho e nem sou. Então, óbvio que tem algo errado comigo, ou eu sou muito exigente. Claramente , a culpa é sempre minha que sou mulher. Devo estar sendo ou fazendo alguma coisa errada.
Homens não gostam de mulheres assim”....Hmm legal. SE fosse o caso de considerar os homens como uma massa homogênea com comportamento e gostos padronizados, e as mulheres também, essa frase faria sentido. Pra quem se importa, claro. Mas não é o caso. Existem pessoas de todos os tipos, e eu sinceramente não estou preocupada com o que os homens gostam. isso é problema deles. Ou seu, hehe . Não me leve a mal, mas você sabia disso né? Não existo pra satisfazer exigências e preferências de outro ser humano, seja ele quem for.
Minha preocupação hoje tá bem longe disso. Me preocupo sim com o que agrada a Deus, num âmbito mais profundo. E dentro dessa perspectiva, com o que EU gosto. ( É, soa egoísta assim mesmo, mas você acostuma).
Sabe a ideia de que é impossível ser feliz sozinho? É uma música, e é uma gracinha ouvir isso com aquele som de bossa nova que tem uma pegada leve, feliz e melancólica tudo ao mesmo tempo. Mas desconfio que o autor tava apaixonado quando escreveu isso aí. Espero. Porque apaixonado a gente fica bem brisado mesmo. Eu fico pelo menos. Ficamos mais corajosos, sensíveis, bonitos, mais alegres, mais bestas...kkkkk brinks. É ótimo estar apaixonada, recomendo pelo menos 1 vez na vida. Mas paixão acaba, a vida segue, e daí você fica com cara de quê, se acha que é impossível ser feliz sozinho?  Te digo que fica a cara da derrota, tentando achar o que você fez de errado, já que esta só, e que isso é sinônimo de infelicidade.
É mais do que possível ser feliz sozinho. É necessário. Sabe por quê? Porque não podemos colocar nossa felicidade em algo que podemos perder ( olha aí, grande C.S Lewis arrasando nas palavras). E mais do que isso, geralmente, quando colocamos a felicidade no outro, além do enorme risco de perdê-la ao menor sopro de distância que o outro demonstrar, a gente corre o seríssimo risco de se perder.
Sim, a gente se perde. Parece poético mas é terrível. Pode acreditar. Acredito que é possível se reencontrar talvez. Se descobrir em alguns aspectos, mudar, se reinventar ou ate se reconhecer ( oi AnaVitória). Mas não SE encontrar, se preencher, e coisas assim (perceba que abomino os conceitos de metade da laranja e tampa da panela...essas metáforas de cozinha só por Deus) acredito mais em duas laranjas inteiras que sozinhas dão certo, e juntas também. O tal do “somar”.
Quando você tem todas essas ideias a respeito de relacionamento, estar solteiro é um momento crucial e precioso. É  necessário, fundamental e ótimo. Porque é nesse tempo que vou me descobrir inteira. Que vou me reconhecer de volta ( acho essa musica incrível gente, desculpa ...escuta lá e me diz se não é AnaVitória :Agora eu quero ir). Estar solteira e plena é o que vai me dar todas as condições pra perceber se eu quero ter um relacionamento, qual o papel mais coerente disso na minha vida , contexto e sonhos, se é algo que vai fazer sentido pra mim ou se é só mais uma imposição social, ou costume da geral; pra só depois me dar condições de viver isso plenamente, de acordo com minhas definições e escolhas. É tempo de desconstruir muitas ideias de músicas românticas hahaha principalmente Los Hermanos ( parei, desculpa). A bad de estar só, é meio que “ liberada” se o problema for carência .Porque sabeDeuspq nosso corpo parece estar enlouquecido e manda mensagens de loucura pra mente, que parece assimilar que "qualquer coisa é melhor do que estar sozinho". Maior cilada isso aí. Nada e qualquer coisa tão ali ó. Essa fatídica e indesejada situação acomete todos os seres humanos pelo menos uma vez na vida, e é um estado difícil, mais perigoso que a TPM, e não é específico do sexo feminino. Com carência a gente luta, não se joga não ( eu acho). A boa notícia é que passa. Ufa!
Voltando de novo: se conhecer e se amar é básico, e muito difícil. Tem que se empenhar. To nessa vibe aí.
Agora se você já se jogou na ideia de que estar solteiro é ruim, é sinal de fracasso, ou qualquer baboseira dessa, presta atenção: pra VC, estar com alguém também vai ser ruim #prontofalei. Porque você vai transferir toda expectativa de felicidade e culpa da sua frustração pra alguém que provavelmente não pode suprir ou suportar esse peso. E tem mais : nenhuma das situações nos faz melhor ou pior do que ninguém. Parece existir uma competição invisível e tácita pra ver quem se deu melhor nessa vida...e estar em um relacionamento geralmente te dá mais pontos com aquele juiz  invisível e onipresente que alguns chamam de  opinião social. Mano, sério: quando você se sentir pressionado por esse juiz, foge pras colinas. Essa opinião NUNCA vai estar satisfeita, ninguém nunca vai ser bom o bastante, então vai na vibe do “ who cares?” e se liga mais no que você pensa e quer pra você. Tem uma galera também que se acha mais inteligente por estar solteira...também não é por aí. É preciso saber que cada um é cada um, cada um tem seu tempo , sua história, sua forma de escrevê-la ( já passei por essa fase...#shameonme).
Não tenho certeza, mas parece que quanto mais a gente se conhece e se respeita, mais capaz de conhecer o outro e respeitá-lo a gente se torna.
Então né...seja qual for o status de relacionamento que tá lá nas redes sociais, melhor coisa que tento fazer é viver ele plenamente, e convicta de quem sou, o que quero e pra onde estou indo. Isso serve pra você também, se quiser. Ficar se comparando, tentando crescer em cima do que se considera fracasso no outro, ou se depreciar no que se considera vitória do outro...meo, é muita perda de tempo.
 Tive que repostar as palavras do incrível João Doederlein o@akapoeta, porque é isso aí. " Não é estar perdida".
 Ser solteira ou compromissada, tudo pode ser lindo ou horrível. Depende muito mais de mim, e no seu caso, de você que de mais ninguém.#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário